Quando os jesuítas chegaram a Salvador, em 1549, integrando a comitiva do governador-geral Tomé de Sousa, fundaram uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora da Ajuda, dentro dos muros da cidade. Mas não se demoraram muito ali, pois receberam em doação um terreno fora dos muros.
Assim, em 1550 foi fundado o Colégio dos Meninos com sua capela, todos ainda em taipa, material que logo se arruinara, sendo várias vezes reedificado. Coube a Mem de Sá a construção de um templo em alvenaria, na praça, que veio a se chamar Terreiro de Jesus.
A atual Catedral Basílica de Salvador é a quarta a ser erguida no mesmo local. A autoria do projeto é incerta, mas o visitador padre Cristóvão de Gouveia afirmou ter alterado o risco original do irmão Francisco Dias. Sua pedra fundamental foi lançada em 1657, sendo inaugurada e consagrada em 1672. Mas ainda não estava totalmente pronta. O frontispício foi concluído em torno de 1679, os sinos vieram de Portugal somente em 1681, as torres foram arrematadas em 1694 e a decoração interna se estendeu por muito mais tempo. Em 1746 foram instaladas estátuas na fachada.
Festas Religiosas: São Francisco Xavier (10 maio), Festa da Transfiguração do Senhor (06/08), Solenidades de Páscoa e Natal
Endereço: Largo Terreiro de Jesus, s/n – Pelourinho
Horários de Missas: Seg e Qui às 16:30 e Domingos às 10h
Visitação: Seg a Sáb das 9h às 17h
Taxa R$ 5,00