Museu São Bento

Fundado em 1582, o Mosteiro de São Bento testemunhou e participou da formação histórica e cultural da Cidade de Salvador. O registro desses mais de 400 anos foi preservado pelos monges beneditinos em uma das mais raras e antigas coleções artísticas e bibliográficas da América Latina.

No Museu de São Bento, instalado nas galerias superiores da Basílica de São Sebastião, está exposta uma mostra representativa de um acervo de mais de duas mil peças, entre quadros, porcelanas, cristais, ourivesaria, mobiliário, paramentos, além de 223 unidades de imaginária, uma breve síntese da história da arte no Brasil, seus períodos e seus estilos, desde o século XVI, passando pelos séculos XVII, XVIII, XIX e XX. São obras de autores anônimos e populares, de artistas renomados com José Joaquim da Rocha, fundador da Escola Baiana de Pintura.

Algumas peças expostas são de autoria de beneditinos artistas, como Frei Agostinho da Piedade, Frei Ricardo do Pilar, Frei Agostinho de Jesus, dentre outros. Há ainda, no Museu, uma sala para exposições temporárias de artistas contemporâneos. Os visitantes têm acesso também ao mirante, localizado na torre de Santa Escolástica, de onde se pode contemplar a beleza da Baía de Todos os Santos, tendo a Ilha de Itaparica ao fundo.

Telefone: (71)2106-5200
Horário de funcionamento: Seg a sex - 13h às 17h