Festas/Celebrações

11 de Dezembro

Lançamento do Calendário 2020 - ME Ateliê da Fotografia - homenagem à Irmandade da Boa Morte

Possibilitando adentrar a história de mulheres que, há dois séculos, lutam por liberdade social, cultural e religiosa, acontece no próximo dia 11 de dezembro, quarta-feira, a partir das 19h30, no Santo Antônio Além do Carmo, o lançamento do Calendário 2020 do ME Ateliê da Fotografia.

Com fotografia e curadoria assinada pelo fotógrafo e artista plástico Mario Edson, o calendário 2020 faz uma homenagem à Irmandade da Boa Morte, confraria religiosa afro-católica brasileira celebrada há mais de 200 anos.

Datada em 1810, a Irmandade da Boa Morte nasceu como uma confraria formada apenas por mulheres negras, em meio a uma sociedade patriarcal e de forte contraste étnico-racial que, na sua origem, foi responsável pela alforria de inúmeros escravos.

“Em uma época de esquecimentos, o trabalho e a essência dessas mulheres evidenciam a importância e singularidade feminina para o contexto sócio-político, principalmente no mundo essencialmente masculinizado em que vivemos… Gritos de resistência como os da Irmandade devem ser ecoados, reverberados, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária”, expõe Mario Edson.

Instaladas na casa “estrela, nº 41, na Rua Ana Nery, no município de Cachoeira – Recôncavo Baiano, a Irmandade é uma prova de resistência e transformação do povo negro, tendo as mulheres como protagonistas de lutas socioculturais e econômicas.

Para o calendário, Mario Edson optou por fotografar as integrantes durante os festejos, que ocorrem sempre em agosto. Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, a festa é uma manifestação cultural e religiosa que simboliza a resistência negra frente à escravidão, promovendo procissões, rodas de samba, comidas típicas e alegria para os que por ali passam.

Sob o título de “Irmandade Sagrada”, a exposição traz 16 imagens coloridas, e em uma iniciativa inédita, a apresentação de um vernissage do artista plástico Sérgio Amorim, também inspirada na Irmandade. Estimulando a representatividade, reconhecimento e visibilidade da Boa Morte, o calendário, que conta com texto de apresentação assinado pelo historiador Marlon Marcos, será entregue gratuitamente no dia do lançamento.

“Foi uma feliz escolha de tema, pois, em um único assunto, encontramos várias lutas sociais: a feminina, a racial, a intolerância religiosa. Essas mulheres são um retrato de como a marginalização e o preconceito jamais serão maiores que o amor e a liberdade; as expressões artísticas e culturais delas são tão ricas para nossos olhos quanto para nossa alma”, discorre Mário Edson.

O ME Ateliê de Fotografia está localizado na Ladeira do Boqueirão, 6, Santo Antônio Além do Carmo. Visitas podem ser feitas de sexta à domingo, das 15h às 20h – há possibilidade de visitas guiadas, individuais ou grupais, mediante agendamento prévio.

Para novidades sobre o lançamento, acesse instagram.com/meateliedafotografia