Acompanhe nossas redes

Poesia de Botão

Data e Horário

30/09/2018 às 1:00 pm

Local

Fundação Gregório de Mattos – FGM
Rua Chile, 31 - Centro, Salvador - BA, 40020-000

Imagine um jogo feito de versos e que ensina as crianças a rimar e a fazer poesia. Esse é o POESIA DE BOTÃO, que durante os meses de setembro e outubro será distribuído para 50 escolas municipais e espaços culturais da Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga. A ação faz parte do projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia – Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Athelier PHNX, Verlidelas Editora, Caligo Editora, Suporte Informática e AG1.

O jogo POESIA DE BOTÃO é um quebra-cabeças formado por 40 peças coloridas (25cm X 4,5cm), cada uma contendo um verso poético impresso em placas de poliestireno (PS), mais 18 peças com sinais de pontuação (4,5cm X 4,5cm). Há 7 rimas nos versos, assinaladas por sistema de cores: Vermelho: -ÃO / Laranja: -AR ou -Á / Amarelo: -ER ou -Ê / Verde: -IR ou –Í / Azul: -OLA / Índigo: -EZA / Violeta: -IA. O jogo é bem simples: a criança é convidada a criar a sua própria poesia, com um mínimo de 2 versos e 12 no máximo. O sistema de cores é exemplificado pela leitura das diferentes rimas contidas no jogo.

Não é obrigatório rimar. Cada criança monta sua poesia do jeito que quiser. Para reforçar a importância do ritmo, todos os versos têm 7 sílabas (redondilha maior). As 18 peças adicionais com sinais de pontuação (,)(.)(…)(!)(?)(:) podem ser utilizadas em turmas mais adiantadas.

Serão realizadas oficinas em 10 escolas, para ensinar as crianças a jogarPOESIA DE BOTÃO. Todas as poesias produzidas pelas crianças serão fotografadas, e as 200 poesias mais significativas serão impressas em placas PS (20cm X 14cm) para a montagem de um “Pé de Poesia” nessas 10 escolas, em uma segunda visita. Toda a ação será filmada e fotografada para a produção do vídeo institucional. Será produzida também uma videoaula ensinando a jogar POESIA DE BOTÃO, para divulgação na Internet.

POESIA DE BOTÃO é um fruto simbólico e também literal de dois projetos de grande êxito realizados em edições anteriores do Edital Arte Todo Dia: o PÉ DE POESIA (Ano II) e o DOCE POESIA DOCE (Ano III). O Pé de Poesia (2016) superou totalmente as expectativas ao decorar as árvores de Salvador com 500 poesias de mais de 200 poetas de todo o Brasil. E Doce Poesia Doce (2017) levou a Poesia mais longe, saindo do espaço de contemplação nas árvores e ganhando as ruas, com a distribuição de nada menos que 10 mil “poesias doces” (poesias impressas envolvendo uma bala doce) em escolas, UPAs, CAPS, ruas e praças de Salvador. O sucesso foi tanto que acabou gerando um livro, publicado em 2018 pela Cogito Editora.

Os idealizadores dos três projetos, o escritor e músico Fabio Shiva e a fotógrafa Fabíola Campos, buscam sensibilizar as pessoas para o poder da Poesia de trazer doçura e beleza para a vida, gerando transformações positivas. E o foco agora é nas crianças, pela percepção de que fomentar a Poesia na infância é desenvolver a cidadania futura, em uma sociedade mais digna. Dessa doce esperança nasceu o jogo POESIA DE BOTÃO.

 

Poetas de todo o Brasil também podem participar através daCONVOCATÓRIA POESIA DE BOTÃO. Os interessados devem enviar um poema de sua autoria sobre o tema “Infância” para o e-mailpoesianasarvores@gmail.com até o dia 30/09/18. Os poemas mais expressivos serão postados no blog (http://poesianasarvores.blogspot.com.br/) e na página do Poesia de Botão no Facebook (facebook.com/poesianasarvores). O envio do poema por e-mail implica na concordância e autorização para a publicação.

 

 

Data e Horário

30/09/2018 das 1:00 às

Ingressos

Gratuito

Local

Fundação Gregório de Mattos – FGM
Rua Chile, 31 - Centro, Salvador - BA, 40020-000

Compartilhe nas suas redes
Compartilhe